quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dadaismo



  O dadaísmo é um movimento cujo nome deriva de um termo infantil dadá (brinquedo, cavalo de pau) uma de suas características é a falta de sentido e a quebra com o tradicional desse movimento. Ele surgiu na Europa na cidade de Zurique na Suíça no ano de 1916. O dadaísmo surgiu com o intuito de romper as formas de arte tradicionais, com isso, ele foi um movimento de grande conteúdo anárquico. O objetivo do dadaísmo é radicalizar as três vanguardas europeias anteriores, o futurismo, expressionismo e o cubismo.   Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com a motivação capitalista. A intenção dessa vanguarda é acabar com os valores da burguesia e a arte tradicional.
Características do dadaísmo:
Os artistas dadaístas têm como característica o uso de objetos do cotidiano, de uma forma nova dentro do contexto artístico.
Combater as formas de arte tradicionais
Criticam o capitalismo e o consumismo.
Usam muito os absurdos e temas sem lógica.
  Usam várias formas de expressão, expondo objetos encontrados em nosso cotidiano, sons fotografias, poesias, musicas jornais dentre outros meios, para a composição de suas artes plásticas.
  Outra característica é o uso do caráter pessimista e irônico, principalmente em relação aos acontecimentos políticos do mundo.

Um comentário: