sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Relações Harmônicas




  Foi proposto a nós, alunos dos 2º anos I e II, pelos professores de Geografia e Arte, Fabio e Fabiola Scaramussa, respectivamente, que desenvolve-se-mos um blog (este é o do meu grupo) um guia turístico e uma tela.



  Para fazer a tela devíamos escolher uma das fotos que “tiramos” durante o passeio ao Parque Estadual do Forno Grande-ES, para a confecção da tela devia-mos utilizar materiais naturais, retirados da natureza.
  Sem dúvidas foi um projeto realizador e que nos trouxe um rico conhecimento sobre o meio ambiente e sobre a Arte.

  As fotos neste post são da tela que nosso grupo criou, cujo nome é: Relações Harmônicas.






quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carta da Esperança


   Prezados habitantes do planeta Terra estamos vivendo hoje no ano de 2070, somos dois dos milhares de habitantes com cabeças raspadas que vivem atualmente. Pois é, cabeças raspadas, devido ao fato de hoje nossa água ser escassa, não a temos para lavar os cabelos e fazer a nossa higiene diária. Para vocês, a água era abundante, vocês a utilizavam da forma que queriam e na maioria das vezes, de forma errônea, agora, para nós, ela se tornou um tesouro raro e precioso.

  Hoje não temos mais florestas, tudo foi tomado por cidades e destruído em busca de matéria-prima. A situação se torna cada vez pior, as raras chuvas que ocorrem são ácidas e prejudicam mais ainda as poucas árvores. A Camada de Ozônio é quase inexistente e por isso, os raios ultravioletas chegam muito fortes até nossa pele, devido aos gases emitidos pelos carros, indústrias e animais (bois e vacas).   Na sua época, poderia-se tomar sol à vontade pela manhã, e havia floresta para garantir a matéria-prima dos produtos.  

  Olhe para essas grandes, profundas, cheias de vida e belas represas que vocês possuem! Hoje, elas são um grande deserto onde impera a morte, aquele belo local se tornou um dos mais feios do mundo atual.
  A água nos faz uma falta imensa. Temos sérios problemas de saúde, as doenças são abundantes, o aumento da temperatura faz com que nossa pele se enrugue e a comida também não nos ajuda, já que 80% dela é sintética, só sacia nossa fome.


  Todos os fatores citados acima só fizeram diminuir a qualidade e o nosso tempo de vida.
  Esta carta é a ultima esperança que nos resta.Esperamos que vocês tomem consciência e não permitam que nosso planeta se torne este horror.


Desesperados e atenciosamente,
CABEÇAS RASPADAS.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Charge

                         Seria CÔMICO.... Se não fosse TRÁGICO!!  




  Nós humanos estamos nos preocupando cada vez mais com nossas vontades e luxos, desmatando e construindo, sem percebermos que estamos dilacerando por completo nosso planeta, áreas com faunas naturais estão se tornando cada vez mais ínfimas e raras, por que nós, com todo nosso egoísmo e egocentrismo, estamos destruindo-as!
  A charge foi postada com o intuito de abrir os olhos da população para o mal que as construções irrefreáveis estão fazendo ao nosso ambiente.  

Passeio ao Forno Grande




  O Parque Estadual do Forno Grande possui um relevo montanhoso com variação altimétrica de 1.200 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o maior atrativo do Parque.

   Quatro trilhas compõem o passeio: a Trilha da Santinha, com percurso de 400 metros; a Trilha dos Poços Amarelos, onde encontramos piscinas naturais - a água tem a coloração amarela devido à presença de ferro - com 850 metros; a Trilha do Mirante da Pedra Azul, com trajeto de 1800 metros, da qual se avistam a Pedra Azul e o vale de Santa Clara; e, por fim, a Trilha do Pico do Forno Grande, de onde é possível ver o Pico da Bandeira.

  O passeio que fizemos pelo Parque foi muito interessante, pois lá aprendemos muito a respeito da Mata Atlântica e da importância da preservação da mesma.

  Naquele ambiente tivemos contato direto com a mata e vimos que a umidade do local é intensa e aprendemos que isso ocorre devido a grande quantidade de árvores.

  Percebemos que os elementos do clima influenciam muito na temperatura, testemunhamos que quanto mais subíamos mais a temperatura decaia.

  Durante a ocorrência da caminhada observamos que a floresta tem uma grande capacidade hídrica sendo conhecida como floresta ombrófila, que significa: “amiga da água”.

  Portanto, a conclusão mais que obvia, é que preservá-la é de suma importância, para que essa enorme biodiversidade não se perca e também para manter o equilíbrio na natureza, e por que não dizer, para manter o equilíbrio planetário...

  Os posts que se seguem (excetuando as charges) foram criados a partir do que aprendemos e vimos no Parque em questão.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Floresta Ombrófila

 
É uma nova terminologia para o ecossistema antes chamado Floresta Pluvial. Ambas as palavras têm o mesmo sentido: “amigo das chuvas”.
Suas principais características são as altas temperaturas e o alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano, quase sem períodos de seca. As folhas das árvores são comumente largas e estão sempre verdes.

 Floresta Ombrófila Densa
Está sempre verde com dossel de até 15 m, com árvores emergentes de até 40 m de altura. Tem densa vegetação arbustiva, composta por samambaias, arborescentes, bromélias e palmeiras.
São exemplos: Mata Atlântica, a Serra do Mar, e partes da Floresta Amazônica.

 
Floresta Ombrófila Aberta
É considerada uma área de passagem entre a floresta amazônica e as regiões extra- amazônicas. Tem como principais características o maior espaçamento entre as árvores, daí advém origem do nome, e uma temporada de mais de 60 dias sem chuvas (anualmente).

Floresta Ombrófila Mista
Também conhecida como Mata das Araucárias, acontece com maior incidência nos planaltos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em algumas regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A temperatura média é baixa nesse ecossistema, distinguindo um clima temperado, com precipitações bem distribuídas, com períodos de seca menores que 60 dias por ano, e com estações definidas.

domingo, 19 de agosto de 2012

Epifitismo



  Epifitismo são plantas que vivem em cima de outras plantas.

  O epifitismo é um tipo de inquilinismo, que envolve duas plantas. Nas florestas tropicais, onde a vegetação apresenta-se densa e a luz dificilmente consegue chegar ao plano do solo, o epifitismo aparece como uma oportunidade de sobrevivência das plantas de pequeno talhe que, se põem sobre as grandes árvores em busca da essencial luminosidade para os processos fotossintéticos. 

Exemplo: as orquídeas e as bromélias.

Emprego Verde


    Pode ser um trabalho na agricultura, manufatura, pesquisa e desenvolvimento, administração, e atividades de serviço que colaboram substancialmente para preservar ou recuperar a qualidade ambiental. Especificamente, no entanto, não exclusivamente, isso abarca trabalhos que auxiliam a proteger ecossistemas e biodiversidade; diminuir o consumo de energia, materiais e água por meio de táticas de alta eficácia; descarbonizar a economia; e minimizar ou simultaneamente evitar a geração de todas as formas de lixo e poluição.

 

   O Brasil já possui 2,6 milhões de empregos verdes e a transição para uma economia que nos encaminhem a menores emissões de gases de efeito estufa pode aumentar a criação desses postos de trabalho.      

sábado, 18 de agosto de 2012

Taxidermia

 

É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.

 
A Taxidermia é utilizada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade.

Na maioria das vezes, a pele real (incluindo penas ou escamas) do espécime é preservada e montada posteriormente sobre uma armação artificial. Em muitos casos, o modelo é reproduzido totalmente com matérias sintéticas.


Nos dias atuais, alguns trabalhos em Taxidermia, não contém qualquer parte do animal, eles são totalmente recriados a partir de matérias sintéticas. O que ajuda a diminuir a morte de animais.
Estes são alguns dos animais encontrados mortos no Parque Estadual do Forno Grande (e de alguns outros lugares que doaram para eles) que foram “empalhados” pra exibição.

Frutos

  

 

 

 Os frutos das árvores servem como alimentos para os animais que comem a polpa, engolem as sementes e devolvem-nas à terra por meio das fezes. Assim, elas podem brotar e garantir a continuidade da espécie, e também aumentar o número de árvores.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Charge



  As árvores sempre foram abundantes em todo planeta e claro, em nosso país. Ocupavam boa parte de nosso território, todavia, isso mudou drasticamente. A charge código florestal mostra que as poucas árvores que sobraram na natureza pedem socorro, nos objetivos de não serem extintas e que em volta delas sejam plantadas mais árvores. Nosso planeta esta ficando cada vez menos verde, e se continuar assim só veremos os tocos cortados e queimados, muita poluição e mais pessoas doentes.  

Atividades Antrópicas



Área próxima a reserva que recebeu atividades antrópicas, que são ações retroativas causadas pelo ser humano ao longo das decadas. Essas ações por sua vez tem caracteres impactantes ao meio ambiente e ao sistema ecológico da Terra, este ambiente pode demorar anos para se recuperar, ou podendo também, nunca se regenerar.

HARMONIA



 A imagem retrata a harmonia existente na floresta sem a intervenção humana, também conhecida como Climax, que representa uma situação natural em que a comunidade permanece com um nível estável em freqüência de espécies (biodiversidade), onde a variabilidade dos recursos ambientais mantém-se pouco ociosa. No estado de clímax, a comunidade apresenta apenas leves modificações, causadas por pequenos sobressaltos, que não a descaracterizam e rapidamente normalizam sua eficiência funcional.

Erosão Fluvial


As imagens demonstram situações de Erosão Fluvial onde a água pela incistencia acaba corroendo e fazendo fisuras nas pedras. Assim, na fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, ja na fase final ocorre o processo de acumulação de tais sedimentos.

Charge

                                  É isso que estamos tornando nosso país!


  A charge é uma critica ao desmatamento onde a parte verde que simboliza as florestas, ela está rachando como um solo infértil e desértico, ou seja, a floresta foi destruída e agora passa por um processo de desertificação, trazendo-nos escassez de água, terras inférteis, extinção de varias espécies, que gera um desequilíbrio ecológico.

  O principal objetivo da charge é abrir os olhos da população para uma realidade, a do desaparecimento das florestas.