segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Energia Eólica


  A energia eólica vem da força dos ventos, que movimentam as turbinas e movem um gerador que produz energia elétrica. Ela é uma das formas de energias renováveis e limpas que não prejudica o meio ambiente. Atualmente a utilização desse meio está sendo uma das saídas para um mundo mais sustentável, com a queda nos preços das maquinas esse tipo de energia esta sendo cada vez mais usado. Uma desvantagem para esse tipo de energia é a quantidade de energia produzida, pois os ventos não estão circulando sempre na mesma velocidade e intensidade, portanto não tem como calcular o quanto pode se produzir em um local. Alem disso os parques eólicos produzem ruídos muito fortes por causa das engrenagens.
  O Brasil possui um grande potencial de energia eólica, mas ainda é pouco, pois o Brasil possui um vasto território a beira de praias onde os ventos fluem com intensidade, que poderiam ser aproveitados para a produção de energia eólica, que ajudaria a diminuir os efeitos causados pela liberação diária de gases pelas energias não renováveis.

Energia Solar

  A energia solar como o nome já diz, vem dos raios solares que chegam a terra. Eles são captados por placas fotovoltaicas que são placas de silício que é um material que consegue absorver calor. O calor absorvido em reação com o material que a placa é feita, forma uma corrente elétrica que pode ser utilizada normalmente.  A energia solar não é uma fonte de energia barata, mas atualmente seus custos estão barateando cada vez mais além de ser uma fonte 
renovável e limpa que não prejudica o meio ambiente, porém atualmente ainda são muito poucas as áreas destinadas a esse tipo de energia, visto que o Brasil possui um vasto território que poderia ser utilizado para a captação dos raios solares. Um fator que faz com que o consumidor escolha outro tipo de energia no lugar da energia solar é a variação de quantidades produzidas por dia, que são determinadas a partir dos efeitos climáticos, ou seja, se tiver chovendo ou nublado vai produzir menos energia.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Energias




       No terceiro trimestre estamos estudando sobre energias, por isso, falaremos delas aqui no blog a partir de hoje.

   As energias podem ser renováveis (Maremotriz que é produzida pelo movimento das ondas, energia do Hidrogênio que é produzido das moléculas extraídos dos seres vivos, Hidroelétrica que é produzida pelo movimento das águas fluviais, Geotérmica é produzido pelo calor dos vapores, Biomassa que ocorre da decomposição de matéria orgânica, e as energias Solar e Eólica que serão explicadas mais detalhadamente em outros textos), ou não-renováveis (Termoelétricas que advêm do carvão, Petróleo, Gás Natural, Xisto Betuminoso, Nuclear ‘urânio, plutônio e césio’, e energia Térmica que é produzida do gás natural que é extraído das bacias sedimentares. 
     Através de alguns estudos, podemos observar que atualmente mais da metade da energia utilizada no Brasil é renovável, isso por que, além de ajudar o meio ambiente, são energias fáceis de serem produzidas.

sábado, 6 de outubro de 2012

Charge


  "... A gente espera mais um pouco".
  Até quando vai durar esse "mais um pouco"? 
  A resposta é meio imprecisa, arriscaria-me a dizer que esse mais um pouco vai durar até o fim. Até o fim das árvores, até o fim das espécies, até o fim da humanidade, até o fim do mundo.
  E isso tudo por que? 
  Por que nós não conseguimos nos deter, não conseguimos se quer amenizar nossa ânsia por descartar o velho e comprar o novo, por que somos egocêntricos e não pensamos em preservar, ainda não percebemos que o futuro só irá existir se tivermos natureza para isso.
  Somos altamente dependentes dela (natureza), ajude a dar um fim no desmatamento irrefreável.

  Faça sua parte!