segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Floresta Ombrófila

 
É uma nova terminologia para o ecossistema antes chamado Floresta Pluvial. Ambas as palavras têm o mesmo sentido: “amigo das chuvas”.
Suas principais características são as altas temperaturas e o alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano, quase sem períodos de seca. As folhas das árvores são comumente largas e estão sempre verdes.

 Floresta Ombrófila Densa
Está sempre verde com dossel de até 15 m, com árvores emergentes de até 40 m de altura. Tem densa vegetação arbustiva, composta por samambaias, arborescentes, bromélias e palmeiras.
São exemplos: Mata Atlântica, a Serra do Mar, e partes da Floresta Amazônica.

 
Floresta Ombrófila Aberta
É considerada uma área de passagem entre a floresta amazônica e as regiões extra- amazônicas. Tem como principais características o maior espaçamento entre as árvores, daí advém origem do nome, e uma temporada de mais de 60 dias sem chuvas (anualmente).

Floresta Ombrófila Mista
Também conhecida como Mata das Araucárias, acontece com maior incidência nos planaltos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em algumas regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A temperatura média é baixa nesse ecossistema, distinguindo um clima temperado, com precipitações bem distribuídas, com períodos de seca menores que 60 dias por ano, e com estações definidas.

Um comentário:

  1. Esse tipo de floresta é composto por uma rica biodiversidade,tendo climas apropriados para várias espécies, sendo elas endêmicas ou não, contendo várias espécies animais e vegetais.
    As chuvas bem distribuídas são decorrentes da grande quantidade de umidade que ajuda na formação de chuvas.

    ResponderExcluir